Prefeitura informa alteração temporária no funcionamento dos serviços da Rede Municipal de Saúde

Prefeitura informa alteração temporária no funcionamento dos serviços da Rede Municipal de Saúde

Com as novas determinações do Decreto Municipal Nº 5.491/2021, que suspende o atendimento presencial pelos órgãos públicos, em reforço às medidas de combate à pandemia, os serviços de saúde do município contarão com alterações no fluxo de atendimento durante 90 dias.

As medidas têm como objetivo evitar a exposição dos usuários e frear a transmissão do coronavírus, garantindo o funcionamento de serviços imprescindíveis à população.

De acordo com a portaria 09/2021, publicada nesta quinta (04), a Policlínica Municipal funcionará de segunda a quarta, das 07 às 16h e nas quintas e sextas, de 07 às 13h, atendendo com horários agendados, via Central de Regulação, para as especialidades de Psiquiatra, Psicólogo, Cardiologista, Pneumologista, Infectologista, Ortopedista, Ginecologista, Urologista, Proctologista, Pediatra, Nutricionista, Otorrinolaringologista, Cirurgião pequenas Cirurgias (urgências e biopsias) e a realização dos seguintes exames: Ecocardiograma, Eletrocardiograma e Ultrassonografia.

Central de Regulação

A Central de Regulação terá o atendimento presencial suspenso, mas estão garantidos os agendamentos de exames, consultas com especialistas e procedimentos nas seguintes situações :

– Pacientes que realizaram cadastro prévio na Central de Regulação receberão o retorno da sua marcação em até 90 dias, por telefone;

– As demandas geradas nas Unidades Básicas de Saúde serão encaminhadas para a Central de Regulação e receberão as marcações na Unidade de Saúde da Família de referência;

– Os exames e retornos gerados nos atendimentos dos serviços da Policlínica Municipal, Policlínica Regional, CER III- Pestalozzi e Hospital Dantas Bião serão agendados através de telefone (whatsAap), com número a ser divulgado.

No caso do tratamento de Glaucoma, os pacientes que são acompanhados pela Santa Casa, os agendamentos de retorno e entrega de colírio ocorrerão diretamente na instituição.Já os pacientes novos serão agendados pelo telefone (whatsAap), em número a ser divulgado.

Os agendamentos de consultas e transportes dos pacientes que realizam Tratamento Fora do Domicílio- TDF será através de telefone (WhatsApp), nos seguintes números: (75) 99970-0006/ 98843-3979.

A Unidade de Reintegração Funcional funcionará de 07 às 14h, com atendimento agendado, e o CAPS terá funcionamento normal (24h), com redução do número de atendimentos, para atender as normas de segurança de enfrentamento à COVID-19.

Ficam mantidos, normalmente, os atendimentos do SAMU, de todas as atividades da Vigilância Epidemiológica, da Vigilância Sanitária, e dos agentes de endemias.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a dispensação de medicamentos nas Unidades Básicas continua e a Farmácia Básica funcionará de segunda a sexta, das 7h às 13h.

Todas as unidades básicas de saúde e a Maternidade Municipal continuarão em funcionamento, atendendo especificações previstas no documento.

Também ficam suspensos os agendamentos de cirurgias eletivas.

Confira, na íntegra, a Portaria com todas as informações sobre a reorganização da Rede Municipal de Saúde para o enfrentamento do coronavírus.

Alagoinhas