Com as novas determinações do Decreto Municipal Nº 5.491/2021, que suspende o atendimento presencial pelos órgãos públicos, em reforço às medidas de combate à pandemia, os serviços de saúde do município contarão com alterações no fluxo de atendimento durante 90 dias.
As medidas têm como objetivo evitar a exposição dos usuários e frear a transmissão do coronavírus, garantindo o funcionamento de serviços imprescindíveis à população.
De acordo com a portaria 09/2021, publicada nesta quinta (04), a Policlínica Municipal funcionará de segunda a quarta, das 07 às 16h e nas quintas e sextas, de 07 às 13h, atendendo com horários agendados, via Central de Regulação, para as especialidades de Psiquiatra, Psicólogo, Cardiologista, Pneumologista, Infectologista, Ortopedista, Ginecologista, Urologista, Proctologista, Pediatra, Nutricionista, Otorrinolaringologista, Cirurgião pequenas Cirurgias (urgências e biopsias) e a realização dos seguintes exames: Ecocardiograma, Eletrocardiograma e Ultrassonografia.
Central de Regulação
A Central de Regulação terá o atendimento presencial suspenso, mas estão garantidos os agendamentos de exames, consultas com especialistas e procedimentos nas seguintes situações :
– Pacientes que realizaram cadastro prévio na Central de Regulação receberão o retorno da sua marcação em até 90 dias, por telefone;
– As demandas geradas nas Unidades Básicas de Saúde serão encaminhadas para a Central de Regulação e receberão as marcações na Unidade de Saúde da Família de referência;
– Os exames e retornos gerados nos atendimentos dos serviços da Policlínica Municipal, Policlínica Regional, CER III- Pestalozzi e Hospital Dantas Bião serão agendados através de telefone (whatsAap), com número a ser divulgado.
No caso do tratamento de Glaucoma, os pacientes que são acompanhados pela Santa Casa, os agendamentos de retorno e entrega de colírio ocorrerão diretamente na instituição.Já os pacientes novos serão agendados pelo telefone (whatsAap), em número a ser divulgado.
Os agendamentos de consultas e transportes dos pacientes que realizam Tratamento Fora do Domicílio- TDF será através de telefone (WhatsApp), nos seguintes números: (75) 99970-0006/ 98843-3979.
A Unidade de Reintegração Funcional funcionará de 07 às 14h, com atendimento agendado, e o CAPS terá funcionamento normal (24h), com redução do número de atendimentos, para atender as normas de segurança de enfrentamento à COVID-19.
Ficam mantidos, normalmente, os atendimentos do SAMU, de todas as atividades da Vigilância Epidemiológica, da Vigilância Sanitária, e dos agentes de endemias.
Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a dispensação de medicamentos nas Unidades Básicas continua e a Farmácia Básica funcionará de segunda a sexta, das 7h às 13h.
Todas as unidades básicas de saúde e a Maternidade Municipal continuarão em funcionamento, atendendo especificações previstas no documento.
Também ficam suspensos os agendamentos de cirurgias eletivas.
Confira, na íntegra, a Portaria com todas as informações sobre a reorganização da Rede Municipal de Saúde para o enfrentamento do coronavírus.